quarta-feira, 15 de maio de 2013

A importância da esterilização e materiais descartáveis



A importância da esterilização e materiais descartáveis

 Você sabe quais os riscos de utilizar-se de materiais não esterilizados num salão de beleza?
São eles: 
 1. Micose de unha ou de pele. É uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína presente na unha e na pele. Quando uma pessoa com micose usa lixa, espátula, alicate ou outro material de manicure, deixa fungos no instrumento. Se outra pessoa usar o objeto contaminado, entra em contato direto com os fungos e pega a infecção. O tratamento à base de antifúngicos de uso local ou por via oral costuma ser longo. No caso da micose de unhas, pode se estender por meses. Melhor evitar. 
 2. Olho de peixe. É uma verruga causada por vírus. Por estar na sola do pé, fica achatada e parecida com um olho de peixe, daí o apelido. Assim como os fungos, os vírus causadores de verruga também podem se instalar em alicates, lixas de unha ou lixas de pés. Este tratamento também pode ser demorado, levando dois a três meses. 
 3. Doenças virais. É o caso de hepatite B ou C. Um estudo publicado em 2010 constatou que poucas manicures de São Paulo esterilizam adequadamente os alicates usados na remoção de cutículas. Isso representa risco de se contrair hepatites virais tipo B e C. Essas hepatites são doenças graves: causam falência do fígado, cirrose e predispõem a câncer de fígado. A principal forma de contágio é o contato sexual, mas também se contrai o vírus pelo contato com sangue contaminado, que pode estar presente num aparentemente inofensivo alicate de manicure. O vírus de hepatite B, por exemplo, sobrevive por até uma semana fora do organismo humano. Portanto, é possível haver vírus ativo em um alicate para cutículas.
 O risco é sério. Assim, o objetivo de esterilizar, é inativar os agentes infecciosos e evitar transmitir de doença para clientes e funcionários.
 Esses riscos podem ser facilmente evitados se você se assegurar que o seu Salão de Beleza utiliza-se de materiais descartáveis (jogando-os fora após cada uso) ou que esterilize adequadamente os materiais reaproveitáveis (como alicates ou espátulas de metal). 
 Fonte: http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário